É possível, realmente, queimar gordura localizada?
Sim, porém não se deve focar nela.
Antes…
Nos dias atuais, é muito comum vermos pessoas acima do peso. A rotina estressante aliada a uma infinidade de produtos industrializados facilmente disponíveis contribui para que mais pessoas adotem hábitos nocivos a saúde.
Estresse, ansiedade, problemas emocionais, são poderosos gatilhos que fazem com que as pessoas descontem suas frustrações na comida.
Indivíduos que antes não tinham facilidade de engordar hoje amargam o acúmulo de gordura em diferentes partes do corpo. Regiões como a barriga, quadris, em baixo do braço, no pescoço, etc são alguns exemplos.
Muitos sentem o impacto emocional e estético que esse incômodo ganho de gordura ocasiona em suas vidas.
A autoestima fica prejudicada, a sensação de exclusão do ambiente social se intensifica, sentimentos de impotência, de rejeição, tristeza e inúmeros outros se instalam na vida da pessoa.
Diante disso, várias pessoas aderem as “dietas da moda” para perderem gordura de forma rápida e se sentirem satisfeitos.
Várias são as ‘estratégias’ que elas aplicam, como por exemplo: cortar carboidratos, pular refeições, passar fome, tomar cápsulas de emagrecimento, ficar horas ou dias em jejum, passar horas na academia, fazer muitas repetições de abdominais, fazer exercícios longos e extenuantes.
Por fim, o resultado disso tudo é muito cansaço, estresse contínuo, insatisfação, desregulação dos hormônios, perda de peso (pouca perda de gordura), efeito sanfona, insônia, entre outros.
Cá entre nós, se tudo isso funcionasse de verdade você perderia a gordura localizada e não precisaria se preocupar com o efeito sanfona.
Mas não funciona a longo prazo!
Quebrando um mito
A primeira coisa que você deve ter em mente é que para perder gordura localizada você precisa perder gordura generalizada.
Se você tem “pneuzinhos” na cintura eles não irão sair dali apenas com exercícios específicos para aquela região, como longas séries de abdominais.
Inclusive, fazer abdominais para perda de gordura localizada é comprovado que não funciona. O máximo que você pode alcançar é tonificar os músculos dessa região. Veja este estudo.
Importante
O conteúdo deste artigo é apenas informativo. Sempre consulte um médico, nutricionista ou qualquer outro profissional de saúde qualificado antes de tomar qualquer decisão que venha afetar os seus hábitos e a sua saúde.
2 Dicas para queimar gordura generalizada
Como foi dito, o seu corpo não queima gordura localizada, ele vai, de acordo com a sua genética, escolher as regiões onde possuem a gordura mais danosa e começar a eliminar por ali.
Na maioria das vezes, ele começa pela gordura visceral.
Vamos as dicas:
1 – Tenha uma alimentação forte
“90% do emagrecimento vem da alimentação” por Dr. Jason Fung
A grande maioria das pessoas acredita que focar nos exercícios aeróbicos longos e em abdominais vão fazer elas emagrecerem, mas não é bem assim que funciona.
Esse tipo de estratégia não se sustenta a longo prazo e pode ocasionar em um efeito rebote, onde o praticante ganho todo o peso que perdeu.
A melhor maneira de perder peso de forma rápida, definitiva e sem causar prejuízos a saúde é investindo em uma alimentação forte (saudável).
A alimentação forte consiste em alimentos produzidos pela mãe natureza: carnes, ovos, peixes, gorduras naturais como azeite de oliva e óleo de coco, castanhas, legumes, verduras, frutas.
O consumo desses alimentos fará o seu corpo queimar gordura de forma automática e até mesmo sem precisar fazer exercícios no início do processo.
Um outro estudo comprova que abdominais aliado a uma dieta NÃO tem poder de potencializar a perda de gordura localizada, ou seja, apenas a dieta já entrega resultados satisfatórios sem a necessidade de exercícios.
Lembre-se: Evite o excesso de consumo de carboidratos simples e produtos industrializados. Substâncias como glúten e lactose merecem atenção.
2 – Aumentar a sensibilidade a insulina
Uma forma de fazer isso é com exercícios de resistência.
Exercícios de força.
Esses exercícios não são apenas aqueles que levantam peso na academia, mas também os exercícios que usam o peso do corpo, que pode até serem feitos em casa.
Esses exercícios são diferentes de exercícios aeróbicos (corrida, por exemplo) que levam longos períodos de tempo e são cansativos e exaustivos.
Os exercícios de força podem ser feitos em casa e em poucos minutos garantindo agilidade e comodidade.
Uma alimentação forte em conjunto com esses exercícios potencializa a perda de peso.
O que a ciência diz:
Um estudo analisou 45 meninos e dividiram em dois grupos
- Praticaram exercícios aeróbicos
- Praticaram exercícios de força
Nesse estudo, é confirmado que os exercícios de força melhoraram significativamente a resistência à insulina.
Os exercícios aeróbicos não foram associados com a melhora da resistência a insulina.
RESUMINDO
Se você quiser queimar gordura localizada você precisa queimar gordura generalizada.
A forma mais comprovada, mais efetiva de ter resultados é focando, primordialmente, na sua alimentação.
Nem mesmo os exercícios são essenciais no começa do processo, como comprovado pela ciência.
Contudo, se você fizer exercícios de força eles podem potencializar os resultados da perda de gordura.
Mesmo assim, o melhor retorno é focando na alimentação.
Foque na alimentação para queimar gordura localizada e também perder peso.
Até a próxima